Cursos EaD estimulam diversos atributos, entre eles a proatividade

Proatividade. A palavra do momento no meio organizacional é uma competência que pode ser desenvolvida ao longo da vida e pressupõe o engajamento na antecipação de uma determinada tarefa. Esta é uma capacidade altamente requisitada pelos recrutadores para cargos de diversas áreas e níveis organizacionais, que pode ser estimulada com cursos de Educação a Distância (EaD).

Segundo a coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Santo Amaro - Unisa, Ma. Brigitte Bedin, a proatividade não é uma competência nata, mas que ela pode ser desenvolvida e que, no caso da EaD, “o modelo de ensino possibilita que o aluno desenvolva a iniciativa, além da autogestão, autorregulação, gestão do tempo e racionalização do trabalho”.

A proatividade é fundamental, pois ela denota interesse e vontade. “Para o empregador são qualidades que fazem os olhos brilharem. Um funcionário proativo traz uma atuação marcante e, muitas vezes, isto se transforma em novas ideias, soluções rápidas e precisas", explica a professora Bedin.

Nos cursos da Educação a Distância, a proatividade é um conceito amplamente trabalhado com os alunos. “Na EaD, o aluno tem a autonomia da aprendizagem. Ela apresenta um suporte educacional completo e online. Todavia, o aluno necessita desenvolver a organização - e a iniciativa - de acessar todos os recursos existentes para sua formação educacional”, afirma o pró-reitor de Educação a Distância da Unisa, Dr. Eloi Francisco Rosa.

Maurício Mayer da Silva, aluno do curso de Logística a distância, descreve que para se organizar e manter a rotina de estudos em dia, separa um “tempo durante a semana para estudar”, sobretudo quando está próximo à época das provas. “Determino as datas para estudar e entregar as atividades, conforme o calendário acadêmico”.

Crescimento

A credibilidade dos cursos EaD vem crescendo nos últimos anos. Em 2016, no último Censo da Educação Superior realizado pelo Ministério da Educação - MEC, as matrículas da EaD apresentaram um crescimento superior a 7% comparado a 2015, equivalente à fatia de 18% do total de matriculados na educação superior.

Para Rosa, o sucesso da EaD é atribuído à democratização do ensino superior. “A EaD é a maior inovação que temos hoje em termos de educação, isto pela possibilidade que ela desperta, sobretudo pelo cenário de inclusão, porque possibilita o acesso à educação de qualidade em regiões distantes, com a mesma excelência que é empregada no método Presencial”.

Pioneira na Educação a Distância

A Unisa é pioneira na EaD, quando, em 2005, lançou a primeira aula via satélite na modalidade. Desde então, está entre as mais conceituadas instituições de ensino, com credibilidade atestada pelo MEC, com nota 4 de reconhecimento, em uma escala que vai de 1 a 5.


Parte deste sucesso está associado à metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa, que estimula o aluno a construir o seu próprio conhecimento, isto por meio de diversos recursos interativos e online.


Nenhum comentário

Aguarde confirmação de verificação

Blogroll

Tecnologia do Blogger.