Ministro do STF abre workshop sobre Compliance na Universidade Santo Amaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, abriu o workshop “Compliance: as novas regras anticorrupção, na última segunda-feira, dia 18 de março, no auditório do Campus Metrô Adolfo Pinheiro, da Universidade Santo Amaro – Unisa. Ele é coordenador responsável pela série de aulas sobre o assunto, que ocorrerá todas as segundas-feira, com a presença de grandes nomes do meio jurídico.

 “Compliance é uma expressão inglesa que vem do verbo to comply, significa adequar-se, cumprir, obedecer às regras. Nada mais é do que adequar-se às regras das atividades públicas e privadas para se evitar fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção”, explicou Prof. Lewandowski. Ele destacou que o Compliance é uma atividade voltada para a prevenção, que exige controle permanente.

Área antes dominada por contadores, o Compliance passou a ter mais importância após a evolução dos meios eletrônicos e inteligência artificial, além dos trabalhos em conjunto com ministérios públicos, polícias e judiciário. “É preciso olhar para o cumprimento das normas tributárias, penais, financeiras e o advogado tem essa sensibilidade”, explica.

Além do Prof. Dr. Lewandowski, participaram do primeiro workshop o advogado e professor da Unisa, Dr. Georghio Tomelin, que ministrou a palestra “Aspectos Gerais da Improbidade Empresarial”; o procurador de Contas do Ministério Público do Mato Grosso Alisson Carvalho de Alencar, que abordou sobre “Inteligência Artificial e Compliance nas Contratações Públicas”, e o pós-Doutor pela Universidade de Salamanca Lauro Ishikawa, que tratou sobre “Panorama Internacional da Repressão à Corrupção”.
Universidade Santo Amaro

Nenhum comentário

Aguarde confirmação de verificação

Blogroll

Tecnologia do Blogger.